15 de novembro de 2023

Momento de reflexao

 


As história por trás da origem da flor narciso

A história da flor de narciso abrange aventuras mitológicas, deuses, pessoas e plantas. Vamos começar apresentando-a: narciso ou narcissus é originária do grego “narke” e significa “estupor, entorpecimento”. 

A sua relação com a mitologia grega está associada com o homem chamado Narciso. Muito vaidoso, o personagem acabou se apaixonando pelo próprio reflexo em lagos, após ser amaldiçoado pela deusa Nêmesis (a deusa da retribuição).

Isso acontece porque um dos admiradores do Narciso, inconformado com a rejeição do rapaz, súplica à deusa Nêmesis que o faça sentir o mesmo sentimento que estava no seu peito, mas com um adendo: que ele nunca pudesse possuir o objeto de seu desejo. 

Sendo atendido o pedido do admirador, em um belo dia o jovem Narciso, enquanto voltava para casa, encontrou o primeiro espelho da história (uma fonte de águas límpidas, transparentes e virgem). Esta foi provavelmente a origem da história clássica do belo Narciso, que definhou e morreu ao ver seu reflexo na água. 

Você deve está se perguntando o que a flor tem haver com a história, né? Segundo a mitologia grega, nesse momento, quando ele depara-se com sua própria imagem, o rapaz transforma-se em uma flor na beira de um rio para que assim ele pudesse contemplar o seu reflexo pela eternidade.

A lenda acaba ganhando força por conta das características da flor narciso: ter seu eixo inclinado para baixo, crescendo geralmente em rios ou lagoas, gerando o reflexo da planta nas águas, assim como o personagem.

Pesquisa no Google