8 de novembro de 2013



‘“As flores de  lavanda( alfazema) nos transmitem paz ao sentir  seu perfume transcende a nossa alma”

Maria Leni Batista 

Imagem do Google

Escola de futebol




 
          Todas as terças e as quintas-feiras meu neto vai as aulas de futebol. Hoje vou relatar a vocês este jogo de emoções, são crianças sonhadoras que deslizam sobre o gramado, mesmo artificial, querem brilhar!
          O professor inicia com um breve alongamento. Logo após brincam de nunca três. Onde há dois meninos, cada um com seu par e um será o pegador. Ao encontrar uma dupla o que ficou na outra ponta será o pegador e assim sucessivamente.
Depois em duas filas irão tocar a bola com o pé que não é o de costume. São meninos da faixa etária de 7 aos 8 anos de idade, super importante para a disciplina e socialização.
          A próxima atividade seguindo as mesmas filas, agora uma de frente a outra, chuta a bola para os primeiros da fila seguindo a ordem da fila. Após este aquecimento vão ao bebedouro tomar água para dar início ao jogo tão esperado. 
          Já se passaram vinte minutos...
          Formam-se as equipes com dois alunos, vão escolhendo pelos nomes, para diferenciar coloca coletes em uma das equipes. Os coletes são verdes. Verde como a esperança a cada olhar de uma criança sentado para dar início à partida.
          Numa rapidez já estão no campo os de coletes ficam uns para trás para colocar, meios desengonçados, alguns coletes dos avessos (àqueles que as mães ajudam a vestir-se). Como ainda não há uma noção de suas posições, muitas vezes se embolam, há faltas acontece por querer a bola todo momento. Só vê as mãozinhas para cima, forma de pedir pela bola e também pedindo.
          Assim, aqui fulano, aqui, aqui fulano, todo momento sem parar...
Professor fala sobre o jogo embolado, entre eles, começa a se entrosar nuns lances mais elaborados.
          De repente sai o primeiro gol para a equipe dos sem coletes 1x0.
          Chega a hora de tomar água para voltar e começar o segundo tempo que não passam dos quinze minutos cada tempo.
          Uns toma água com algumas mães presentes, os demais vão ao bebedouro num pé lá e outro cá, mas há sempre um que está distraído e  o professor o espera pra recomeçar.
          Apito tocado, bola ao jogo e se ouvem: toca aqui, aqui fulano, aqui...
Professor chama atenção e o jogo continua.
          Outro gol para o time sem coletes, 2x0,
em outro lance mais um gol, 3x0 para os sem coletes.
          Apesar de vários escanteios pra os com coletes não fazem gol.
          Acabou a partida. Até terça-feira!!

Maria Leni Batista 

Foto : Anieli Batista