31 de outubro de 2013

"Ser professor"




                           
          Ser professor é ver alma da criança, para compreender quais são as suas necessidades. Pois nesta longa caminhada na educação brasileira, vi muitas coisas que ferem a mente humana, que é bem mais difícil de curar do que ferir o corpo físico.
        O problema de indisciplina muita das vezes, está naqueles olhos que não está sendo compreendido ,o que está sendo ensinado, problemas emocionais,assim a criança se desperta, sai do lugar, chega até correr ou apenas fica apático sem fazer a lição não por que quer fazer bagunçar, mas é a maneira de chamar atenção, está pedindo socorro.
          A criança quer ser ouvida, quer mais atenção, só assim o professor conseguirá o aprendizado do que ela necessita.
          Dizem os mestres: Mas eu não sou psicólogo, nem o pai desta criança, porque tenho que ser assim É bem mais fácil ensinar a criança que já sabe, o difícil é entrar no mundo daquelas que tem o mundo desmoronado diante de ti.
        Uma vez chegou para mim um menino de nove anos que não reagia, não fazia a lição, tinha o olhar distante, um olhar que mais tristes que eu já vi. Preocupei-me muito.
         Conversando com a mãe, aliás, não era a mãe e sim a madrasta. Quer dizer a segunda madrasta. Ela disse que sentia muito ao ver ele assim, e queria saber como ajudá-lo. Fiquei sabendo também que sua mãe verdadeira havia falecido de câncer quando ele tinha sete anos. Ele falou depois que levava a comida a sua mãe quando estava doente na cama,
        O pai se casou depois de um ano do falecimento de sua esposa, pois ficava viúvo com três crianças pequenas pra cuidar, mas a segunda mulher judiava das crianças, falava que eles eram burros, não ajudava em nada só atrapalhava mais. O pai separou dela, logo após me conheceu e estamos juntos e me vejo nesta situação, ele passou a dar trabalho na escola o que posso fazer?
        Falei à madrasta que ia conversar com ele sobre tudo isso que você agora é a sua mãe, que sua mãe verdadeira ficará pra sempre no seu coração, mais que agora tem a outra pra poder ajudá-lo, senti que realmente ela queria ver o bem daquela criança.  (é mito sobre a madrasta má) Eu e a mãe (madrasta) fizemos um trabalho de pareceria.
         Coloquei também este menino e mais seis crianças que apresentavam dificuldades nas minhas orações e no dia das crianças dei uma sacolinha de doces e para estes alunos iam uma carta para cada um em especial. A turma da sala de aula participava de tudo. Parece mentira, mas a mudança principalmente deste menino foi grandiosa. A madrasta  ficou feliz e ele não era mais uma criança triste e começou a fazer as lições.

          Acreditar que tudo é possível e ver a alma das crianças é isso, o sonho é possível quando acredita , tiver fé e determinação tudo pode acontecer!

Maria Leni Batista

Imagem do Google



Sorriso de um palhaço

Sorriso engraçado
Por dentro só Deus sabe
A vida de um palhaço...

Perdido na escuridão
Numa noite sem você
Só me restam as lembranças

Lembro-me como ontem
Quando nos conhecemos
Você com vestido florido

Vem ao meu encontro
Eu aqui neste palco
Falando minhas piadas

Aqui neste picadeiro
Não tem a graça sem você
Cadê você meu amor

Sinto muito sua falta
Não quero te perder
Volta meu bem, te espero!

Maria Leni Batista 

Imagem do Google