7 de abril de 2021

Examine o que vem primeiro, depois o que vem em seguida e só então comece a agir

 

Cultive o hábito de examinar testar ação futura antes de realizá-la. Antes de proceder, recue e procure enxergar o quadro completo para evitar agir por impulso e arriscadamente.Determine o que acontecerá primeiro, considere aonde a primeira etapa o levará e então aja  de acordo com o que você aprendeu.
Quando agimos sem ponderação podemos até começar uma tarefa com grande entusiasmo. Seguem- se então consequências. " Eu deveria ter feito isto, eu poderia ter feito aquilo, quem sabe se eu teria feito de outra maneira..."
Suponhamos que você queira ganhar uma medalha nos jogos Olímpicos.  É ótimo,  mas pense você está se envolvendo. O que um desejo desses pressupõe? O que tem que acontecer primeiro? E o em seguida? O  que será exigido  de você? O que virá de consequência disso? Será que toda esta linha de ação vai ser realmente benéfica para você? Se a resposta for positiva , vá em frente.
Se você deseja uma vitória no jogos Olímpicos, para se preparar se forma dequada terá de seguir de forma  rigorosa que o levará aos limites de uma resistência.Terá que submeter ter regras severas, seguir dieta apropriada, exercitar-se intensamente em horários regulares sob frio ou calor, não beber, não fumar.Deverá seguir instruções de seu treinador como se ele fosse um médico. Então, quando estiver competindo, haverá sempre o risco de ser eliminado. Poderá machucar um braço, ter uma distensão, cair com o rosto na terra. E, depois de passar por tudo isso, ainda poderá ser derrotado por outro atleta.
Após ter examinado todas essas possibilidades -. consciente de tudo o que pode acontecer e de todas as consequências - ,  se  sua resolução ainda se mantiver forte, chegará o momento de exercer sua capacidade de julgamento. Se o quadro geral ainda lhe parecer vantajoso, então você deve mesmo participar dos jogos Olímpicos - com todo o entusiasmo.
 Ao analisar o panorama completo da situação, você se distingue do mero diletante, daquela pessoa que participa das coisas porque elas lhe parecem interessantes ou não exigem grande esforço. Não é uma atitude nobre. Analise bem as coisas, decida- se e então empenhe- se de corpo e alma! Senão você será sempre como uma criança, que às vezes finge ser um guerreiro, outras vezes um soldado, um músico, um ator representando uma tragédia, sempre brincando, sem levar nada a sério.
A menos que nos entreguemos de coração a nossos empreendimentos, nós nos tornamos pessoas vazias, superficiais e nunca desenvolvemos nossos talentos naturais. Todos conhecemos  pessoas que,  como  macacos,imitam tudo o que parece ser novidade no momento, tudo o que chama atenção.
Mas logo seu entusiasmo e seus esforços esmorecem e elas abandonam seus projetos assim que elas abandonam seus projetos, assim que eles viram rotina ou as exigências aumentam.
Um espírito indiferente não tem vigor. Esforços experimentais levam a resultados experimentais. As pessoas comuns mergulham de cabeça, sem cuidado, em seus projetos. Talvez um dia encontrem uma figura exemplar que as inspire a buscar a excelência.Buscar a excelência é sempre louvável, mas reflita primeiro sobre a natureza de duas aspirações e confronte- as com sua capacidade.
Seja honesto consigo mesmo.Avalie claramente seus pontos fortes e seus pontos fracos. Você possui o que é preciso no momento de competir? Para ser um lutador, por exemplo, é necessário ter uma força extraordinária nos ombros, nas costas e nas coxas. Você tem aptidão física e agilidade para estar entre os melhores desse esporte? Uma coisa é desejar ser um campeão ou fazer algo com habilidade. Outra é fazê- lo realmente e com habilidade consumada. Pessoas diferentes são feitas para coisas diferentes.
Não é só preciso ter certas  habilidades para obter sucesso em determinadas áreas como é preciso também fazer alguns sacrifícios. Se você deseja tornar- se competente na arte de viver com sabedoria, será que pensa que pode comer e beber em excesso? Pensa que pode continuar a se entregar a raiva e seus acessos habituais de frustração e depressão? Não se o seu objetivo é a verdadeira sabedoria e você é sincero, terá um trabalho a fazer a você mesmo. Terá que superar muitos anseios poucos saudáveis e reações impulsivas. Terá que reavaliar as pessoas com que você se relaciona. Será que seus amigos, sócios ou companheiros de trabalho são pessoas dignas? A influência deles - seus hábitos, valores e comportamentos - faz você melhorar como pessoa ou estimula os mais hábitos dos quais você quer se livrar? Viver com sabedoria, como qualquer outra coisa, exige que se pague seu preço. Ao procurar viver sabiamente, você pode ser ridicularizado e até mesmo levar a pior em vários aspectos de sua vida, incluindo sua carreira, sua posição social e sua situação perante a lei.
Uma vez tendo ponderado sobre todos os detalhes fundamentais que compõem o esforço de viver uma vida mais elevada, siga em frente com todo o seu empenho.Faça os sacrifícios necessários que são o preço do objetivo mais precioso:
liberdade, equilíbrio da mente e tranquilidade, Se, todovia, ao analisar com honestidade seu ânimo e sua índole, você não se considerar apto ou preparado, procure não se iludir e estabeleça um rumo diferente e mais realista para sua vida.
Se você tentar ser algo que não é ou lutar por alguma coisa além de sua capacidade no momento, acabará como o patético diletante que tenta ser primeiro uma pessoa sábia, depois um burocrata, depois um político, depois um líder popular.estes papéis são inconciliáveis. Não podemos ficar esvoaçando para várias direções, por mais atraentes que sejam, e ao mesmo tempo viver uma vida integral e proveitosa.
Só se pode ser uma única pessoa: ou boa ou ruim. Você tem duas opções básicas. Ou empenhar-se em desenvolver sua razão, mantendo-se fiel à verdade, ansiar por exterioridades.
A escolha é sua e de ninguém mais.Pode aplicar suas habilidades em um trabalho interior ou perder-se nas aparências, o que vale dizer: ser uma pessoa plena de sabedoria ou seguir os caminhos comuns aos medíocres.

                 
                        Epicteto

Uma nova interpretação de 
Sharon Lebell